Os seres humanos são os únicos animais que temperam a comida, ou há outras espécies com esse hábito?

Home/Científico, Curioso/Os seres humanos são os únicos animais que temperam a comida, ou há outras espécies com esse hábito?

Os seres humanos são os únicos animais que temperam a comida, ou há outras espécies com esse hábito?

Leia minha resposta original no Quora.

Na ilha japonesa de Koshima, existia uma tribo de macacos macaca. Era o começo dos anos 50, e um grupo de cientistas havia chegado à ilha para estudar essas curiosas criaturas.

Um dia, uma jovem macaca fêmea chamada Imo (a palavra japonesa para batata) decidiu começar a mergulhar suas batatas doces em um rio próximo antes de comê-las. Seu motivo era simples, e perfeitamente razoável: ela viu areia nas batatas e quis lavá-las. No entanto, nenhum dos macacos mais velhos e maduros haviam pensado em fazer isso antes – eles simplesmente empurravam a areia com as mãos.

Os irmãos e irmãs de Imo viram-na executando esse ritual nada familiar de limpeza. Sendo macacos, eles começaram a imitar sua ação, mergulhando suas próprias batatas no rio. Logo, sua mãe também seguiu a tendência. Evidentemente, essa família de macacos havia descoberto a maravilha de comer batatas limpas.

O que os cientistas observaram pelos próximos anos foi uma mudança dramática no comportamento de consumo de batatas por toda a ilha. A prática de lavar as batatas se espalhou rapidamente por toda a colônia de macacas, e em uma década, todo macaco com plenas faculdades mentais da ilha estava lavando batatas.

Mas não foi a técnica de lavar batatas que os macacos haviam aprendido. Em algum momento, durante aqueles anos de compartilhamento de conhecimento macaco-a-macaco, Imo descobriu um segundo truque para tornar seu consumo de batatas mais prazeroso – mergulhando suas batatas no oceano ao invés do rio, a água salgada temperava a batata e a deixava mais saborosa. Depois de cada mordida, ela mergulhava o pedaço exposto da batata no oceano novamente para melhorar o sabor. Esse hábito se espalhou tão rapidamente quanto o primeiro na comunidade de macacos.

Essas práticas de lavar batatas e mergulhar a comida foram propagadas por várias gerações. Até hoje, embora nenhum dos macacos originais esteja mais vivo, os macacos de Koshima podem degustar batatas limpas e com um sabor diferenciado.

Será que macacos também têm cultura?

Fonte (traduzida): Monkeys Washing Potatoes

Comentários no Facebook
By | 2020-05-26T17:25:20-03:00 junho 6th, 2020|Científico, Curioso|0 Comments

About the Author:

Avatar
Tradutor mineiro de 26 anos, apaixonado pela tecnologia, inovação, ciências e comunicação. Aprendeu a escrever com fanfictions de Harry Potter, e não faltam faculdades interrompidas no percurso até aqui, que embora não tenham garantido um diploma, garantiram uma vontade infinita de aprender e compartilhar sempre mais.

Leave A Comment

%d blogueiros gostam disto: