O gel antisséptico realmente mata 99,9% dos germes? Como podem provar isso?

Home/Científico, Curioso, Informativo/O gel antisséptico realmente mata 99,9% dos germes? Como podem provar isso?

O gel antisséptico realmente mata 99,9% dos germes? Como podem provar isso?

Leia minha resposta original no Quora.

Resposta curta: eles usam o produto em uma superfície coberta de bactérias, e menos que 1 entre 10.000 células sobrevivem. Portanto, podem dizer que o gel é 99,99% eficaz. Simples assim.

Resposta longa: primeiro, é importante apontar que “mata 99,99% das bactérias” não significa que ele mata todas as 99,99% das espécies de bactérias conhecidas, nem nada do tipo. Isso é apenas o número de células presentes em uma superfície. Então, o produto não está dizendo nada específico sobre o tipo de bactéria contra a qual ele é eficaz — não é que eles sabem de uma espécie em particular que não morre enquanto as outras sim. O gel antisséptico tem uma ação ampla, e não vão muito longe quanto a alvos específicos como um antibiótico. Seus ingredientes ativos são vários tipos de álcool… que geralmente matam os seres vivos por desnaturar as proteínas.

O 99,99% é apenas devido à metodologia para testar esses produtos. Eles estão dizendo que, depois da administração do gel, menos de 1 célula em 10.000 permanecem — isso é muito bom!

Se você quisesse uma eficiência de 100%, com todas as bactérias mortas, você poderia tentar colocar a mão em um alvejante, ou um lança-chamas… mas nem um nem o outro vai deixar sua mão em bom estado. Por isso, o álcool-gel é um bom meio do caminho entre a eficácia e a saúde da sua pele.

Comentários no Facebook
By | 2020-05-26T17:40:01-03:00 junho 1st, 2020|Científico, Curioso, Informativo|0 Comments

About the Author:

Avatar
Tradutor mineiro de 26 anos, apaixonado pela tecnologia, inovação, ciências e comunicação. Aprendeu a escrever com fanfictions de Harry Potter, e não faltam faculdades interrompidas no percurso até aqui, que embora não tenham garantido um diploma, garantiram uma vontade infinita de aprender e compartilhar sempre mais.

Leave A Comment

%d blogueiros gostam disto: