N329: a estrada da Holanda que brilha no escuro

Home/Curioso, Tecnológico/N329: a estrada da Holanda que brilha no escuro

N329: a estrada da Holanda que brilha no escuro

Nos anos 80 e 90, muitos filmes, livros e nossa imaginação sonhavam com um século 21 cheios de luzes de neon, carros flutuantes, arranha-céus imensos e futuristas e produtos eletrônicos transparentes e translúcidos. Enquanto algumas previsões foram deixadas de lado, outras se aproximam da realidade e vêm aparecendo. Nossos celulares estão cada vez mais finos e inteligentes, prédios imensos e futuristas têm sido construídos (alô, Burj Dubai! Oi, prédio gigante de Santiago!) e, agora, teremos estradas que brilham no escuro.

N329_nighttime

Trecho da estrada N329, perto de Oss.

O projeto não é novo. Se você já acompanha notícias de tecnologia e inovações no nosso dia-a-dia, já deve ter visto alguma notícia de quando os holandeses tiveram a ideia. O Studio Roosegaarde prometeu o design em 2012, mas só depois de muitas conversas com o governo e resoluções burocráticas, a novidade foi para a frente.

A iluminação acontece com um pó fotoluminescente que foi misturado à tinta das marcações da estrada. Durante o dia, esse material absorve a luz do Sol, e à noite a iluminação fica visível, marcando as delimitações da estrada no maior estilo Tron.

Studio Roosegaarde

Studio Roosegaarde

A tinta foi feita em conjunto com uma companhia de construção de estradas chamada Heijmans. Eles prometeram criá-la de uma forma que fizesse a iluminação o mais forte possível. “É quase radioativo,” diz a Roosegaarde. Dá para entender o que eles querem dizer vendo a foto noturna no início do post. De fato, bem claro, delimitado, e com certeza ajudando os motoristas em lugares com pouca visibilidade.

A Heijmans ainda não tem novos contratos para continuar a expansão das estradas que brilham no escuro, e nem todas as inovações foram implementadas na N329. O projeto original contava com flocos de neve que apareciam quando a estrada atingisse certas temperaturas, alertando os motoristas sobre o risco de gelo.

Smart-Highway-dynamic-paint-Studio-Roosegaarde

Studio Roosegaarde

Roosegaarde não quer parar por aí. O próximo projeto prevê campos de eletrostática capazes de atrair smog e neblinas em Beijing, para melhorar ainda mais a visibilidade dos condutores. Infelizmente, as duas inovações enfrentam bastante burocracia e incredulidade, como é o caso com a maioria dos governos, especialmente quando o assunto são estradas e mobilidade pública.

“Precisa haver um chamado a ministros de todo o mundo — este é um problema, e não devemos aceitá-lo,” diz Roosegaarde. “Deveríamos criar laboratórios nas cidades onde podemos experimentar e explorar esses tipos de soluções. Como uma zona livre. Queremos fazer isso com segurança, mas é só nos dar um parque [para o projeto de smog] que provaremos a eficiência. Sejam mais abertos.”

N329_nighttime2

Você mora na Holanda ou por perto e passa pela estrada N329? Tira umas fotos e manda pra cá!

O texto foi feito a partir de adaptações daqui, que trouxe a notícia original do Wired UK. Todos os links presentes nesse post levam a artigos em inglês.

Comentários no Facebook
By | 2014-04-13T22:25:09-03:00 abril 13th, 2014|Curioso, Tecnológico|0 Comments

About the Author:

Claudio
Mineiro de 25 anos apaixonado por tecnologia, inovação, ciências e comunicação. Ávido por aprender e compartilhar cada vez mais, e apaixonado por emitir opiniões que possam tornar o mundo melhor.

Leave A Comment

%d blogueiros gostam disto: