De onde surgiu o clichê das pessoas que usam magia em filmes e histórias sangrarem pelo nariz?

Home/Científico, Curioso, Informativo/De onde surgiu o clichê das pessoas que usam magia em filmes e histórias sangrarem pelo nariz?

De onde surgiu o clichê das pessoas que usam magia em filmes e histórias sangrarem pelo nariz?

Leia minha resposta original no Quora.

É amplamente documentado o sangramento do nariz quando o corpo humano está sob pressão física extrema, como ao levantar peso. Isso acontece graças ao aumento rápido da pressão sanguínea, que estoura alguns pequenos capilares.

(Assista a partir do 9:10)

Também não é incomum que esses atletas (pense em um peso de mais de 180 kg) percam o controle da bexiga ou do reto enquanto exercem o esforço.

Então, esse é um caso em que uma deixa visual simples de ser executada para o esforço intenso seja uma espécie de exagero da realidade que se aplica bem na ficção. Afinal, se supormos que os poderes psíquicos envolvem um imenso esforço mental, provavelmente precisariam de mais irrigação sanguínea e pressão no cérebro, o que acarretaria em um sangramento no nariz.

Comentários no Facebook
By | 2020-05-26T17:26:21-03:00 junho 5th, 2020|Científico, Curioso, Informativo|0 Comments

About the Author:

Avatar
Tradutor mineiro de 26 anos, apaixonado pela tecnologia, inovação, ciências e comunicação. Aprendeu a escrever com fanfictions de Harry Potter, e não faltam faculdades interrompidas no percurso até aqui, que embora não tenham garantido um diploma, garantiram uma vontade infinita de aprender e compartilhar sempre mais.

Leave A Comment

%d blogueiros gostam disto: