A porta da frente da internet: já ouviu falar do Reddit?

Home/Curioso, Reviews, Tecnológico/A porta da frente da internet: já ouviu falar do Reddit?

A porta da frente da internet: já ouviu falar do Reddit?

Se você nasceu nos anos 90, provavelmente passou boa parte do seu tempo online em fóruns de discussão sobre os mais diversos assuntos de que gostava. Havia o Grimmauld Place, um fórum brasileiro enorme sobre Harry Potter, os fóruns de Jogos do portal UOL que até hoje veem certo movimento, entre outros milhares de temas. Com o tempo, os fóruns foram perdendo um pouco a popularidade e as pessoas passaram a consumir e discutir mais pelo Facebook, usando dos grupos do site e das páginas.

No entanto, fora do Brasil existe um site que incorporou a magia dos fóruns e a adaptou para um consumo mais rápido e ordenado, de acordo com o caminho por onde caminhou a internet. Este site se chama Reddit.

PS: Caso você não saiba inglês, a lista de subreddits em português encontrados está no final do post!

Temas infinitos

No Reddit, praticamente tudo que você imaginar provavelmente já tem um subreddit. Assim são chamados os subgrupos que agrupam os interesses dos usuários, que reúnem textos, imagens, vídeos e animações sobre o interesse em questão. Há um subreddit para cachorros, para músicas, marcas, jogos, seriados. Você pode passar o dia conversando com outras pessoas sobre os episódios dos Simpsons ou comentar notícias de vários lugares diferentes do mundo no /r/worldnews.

Alcance impressionante

Agora você já deve estar entendendo melhor o que o site faz, mas também deve estar se perguntando o porquê do Reddit ser considerado a porta de entrada na internet. Bem, isso se dá graças à possibilidade de qualquer usuário criar seu subreddit. Por exemplo, se você gostaria de conversar com outras pessoas de Belo Horizonte sobre a cidade, compartilhar uma foto bonita que tirou da praça, reclamar de uma obra ou marcar um encontro com outras pessoas que usam o site, mas descobre que não existe um subreddit para BH, basta criar um. Isso deu espaço para que pessoas do mundo inteiro pudessem compartilhar dos menores aos maiores interesses, e deu completa abertura para a criatividade dos mesmos de encontrar interesses diferentes que unem pessoas com gostos parecidos.

A possibilidade de ser o próprio criador de uma comunidade, a versatilidade de mídia permitida e a variedade das criações dos usuários foi atraindo cada vez mais pessoas para as discussões do site, o que tornou sua visibilidade gigantesca. Qualquer meme, vídeo ou conteúdo que você vê sendo postado no Facebook provavelmente apareceu primeiro no Reddit. Por isso todos que querem as novidades fresquinhas, sejam elas o último vídeo engraçado ou a última notícia sobre a Síria, acabam conferindo o que está rolando por lá. Para juntar todos os interesses e fazer um ranking dinâmico das coisas populares na internet atualmente, o site criou o subreddit /r/all, que mistura tudo. Mas se você for um usuário, pode se tornar seguidor de cada subreddit e, assim, ir criando uma lista pessoal que vai unir todos os subgrupos em uma só timeline. Sim, como o Facebook. Só que, ao invés de também ter coisas que não te interessam e que você não quer ver, a timeline do Reddit te faz um periódico especialmente para o que você resolveu seguir. E ao invés do conteúdo ser limitado a seus amigos, está aberto para todas as pessoas que também seguem e postam no subreddit em questão.

Assim, o Reddit passa a ser muito mais amplo do que qualquer outra rede social, permitindo novamente na internet atual que tenhamos interações com desconhecidos e possamos nos aproximar deles a partir de coisas em comum.

De tudo MESMO

Não são só subreddits com assuntos tranquilos que existem, mas vocês já devem ter imaginado isso quando ficaram sabendo que qualquer um pode fazer a sua criação. No sub /r/ladybonersgonewild, por exemplo, homens podem publicar nudes de si mesmos para que as mulheres e homens gays do site comentem suas opiniões, ao passo que o /r/watchpeopledie mostra aos seguidores vídeos pelo mundo inteiro de pessoas morrendo das mais variadas formas. Há também o /r/letsnotmeet, com histórias macabras de encontros com pessoas tenebrosas na vida real que aconteceram com os outros redditors, nome dado aos usuários do site.

Onde há liberdade, há polêmica

Com a possibilidade de tudo ser discutido em seu nicho, o Reddit abriu espaço para alguns casos inusitados e outros vergonhosos. O extinto subreddit chamado /r/coontown mostrava pessoas negras agindo de forma inconsequente ou fazendo algo que seria considerado burrice, e os usuários caçoavam e eram abertamente racistas. Outro que seguia o mesmo estilo era o /r/fatpeoplehate, que mostrava exemplos de por que os gordos eram um problema, preguiçosos entre outras acusações e zoações. O Reddit teve que tomar atitude e vetar certos discursos e congregações, o que resultou em muitos usuários preocupados com a liberdade de expressão, assim como os próprios preconceitusos, a migrarem para o site clone chamado Voat.

Entre acusar erroneamente uma pessoa de ser o responsável pela bomba da corrida de Boston e receber acusações de beneficiar certos moderadores e subreddits mais influentes (o /r/politics, por exemplo, tem mais de 3 milhões de redditors), o Reddit já passou por várias situações complicadas.

Após extensa investigação por vários usuários do Reddit, Sunil Tripathi foi indicado como o autor do ataque terrorista em Boston. Descobriu-se posteriormente que ele havia desaparecido e estava morto, e as acusações causaram muitos problemas e tristeza para a família do garoto.

Onde há união, há esperança

O Reddit se tornou também um espaço onde as pessoas podem se proteger e se unir, e muitas minorias usam a plataforma para fazer novos amigos, discutir a situação da sociedade, criar movimentos ou simplesmente se divertir. Há o /r/MensLib, subreddit voltado a discutir de forma igualitária as questões, problemas e situações masculinas e também há o /r/TwoXChromosomes, para mulheres e assuntos femininos em geral. Um dos maiores grupos para homossexuais é o /r/gaybros, mas se você quiser falar com todo mundo da classe, também tem o /r/lgbt. Existem também subreddits de países (sim, inclusive o /r/brasil!) e também de regiões, como o /r/europe.

Por que nunca ouvi falar nesse site?

Apesar do Reddit contar com mais de 250 milhões de contas (70 milhões delas ativas), ter mais de 50 mil comunidades vivas e acima de 8 bilhões de visualizações de página por mês, não temos muita notícia do Reddit no Brasil. O motivo se dá pela maior parte do conteúdo do site estar em inglês, idioma dominado pelos que mais frequentam o site, americanos. Vê-se nos fóruns de discussão muitos usuários europeus por mais deles falarem inglês, e infelizmente a presença brasileira acaba sendo menor pela barreira linguística. Os últimos anos, no entanto, têm visto um crescimento cada vez maior de redditors brasileiros e tópicos em português.

Pontuando o conteúdo

Para que as melhores informações e conteúdo sobre cada assunto sejam mais facilmente acessados e vistos, o Reddit conta com um sistema de pontuação que se chama karma. A partir de upvotes (votos para cima) e downvotes (votos para baixo), os usuários têm o poder de pontuar positiva ou negativamente tanto os links e textos publicados por outros redditors como também os comentários das discussões. Isso tem o poder de dar destaque ou enterrar algo postado, o que permite que a própria comunidade controle a qualidade de si e qual a forma que irão conduzir as discussões acerca do assunto. Grandes subreddits acabam sendo mais difíceis para se conseguir uma postagem no alto, ao passo que os downvotes ajudam a impedir que coisas irrelevantes, comentários rudes ou fora de tópico não tomem espaço dos leitores.

Projetos interessantes

Além de todo esse universo de conteúdo e subgrupos, alguns projetos interessantíssimos também surgem a partir do Reddit. Já há muitos anos o site promove um amigo oculto global através do site RedditGifts, e os usuários que participam podem compartilhar os presentes que ganharam e deixar agradecimentos a partir do subreddit /r/SecretSanta, com o nome do jogo. Já participei, enviando um presente para uma mulher dos EUA e um rapaz da Suécia, e gosto de participar todos os anos!

Em 2017, também, no dia 1 de Abril como uma piada o site abriu o /r/place, um subreddit onde cada usuário podia pintar um pixel de um mural de 1000×1000 pixels com a cor que quisesse a cada cinco minutos. Em pouco tempo milhões de pessoas no mundo inteiro juntaram-se para tentar fazer suas imagens e mostrar seus interesses e bandeiras no mural, resultando em uma peça incrível com expressões de vários lugares do mundo. Tem até uma bandeirinha do Brasil!

E em português?

Como dito mais cedo, muito do Reddit não é acessado por brasileiros por muitos não saberem o inglês. Infelizmente muito do conteúdo acaba sendo perdido por não se dominar o idioma. No entanto, com o aumento do acesso no Brasil e mais interesse dos internautas, a comunidade brasileira e em português vem crescendo. Com um maior número de usuários lusófonos e mais pessoas para discutirem diversos assuntos, esses subreddits tendem a crescer tanto em tamanho quanto em variedade. Abaixo, uma lista de vários dos subreddits em existência onde a língua falada é o português.


E então, o que achou? Sente falta, assim como eu, de quando a internet tinha lugares para conhecermos coisas novas? A timeline do seu Facebook está começando a enjoar ou ficar repetitiva, ou você gostaria de ouvir novas opiniões? Sente falta de conversar sobre algo que você gosta muito, mas não tem tantos amigos que gostem também? Talvez você encontre um pouco de diversão e um novo universo de pessoas e aprendizados com o Reddit!

Comentários no Facebook
By | 2019-04-04T23:17:20-03:00 agosto 14th, 2017|Curioso, Reviews, Tecnológico|0 Comments

About the Author:

Claudio
Mineiro de 25 anos apaixonado por tecnologia, inovação, ciências e comunicação. Ávido por aprender e compartilhar cada vez mais, e apaixonado por emitir opiniões que possam tornar o mundo melhor.

Leave A Comment

%d blogueiros gostam disto: