A biblioteca da internet

Home/Curioso, Tecnológico/A biblioteca da internet

A biblioteca da internet

Não estou falando da Wikipédia, mas de uma verdadeira biblioteca. O Wayback Machine, ou Web Archive, é um site incrível que te permite matar as saudades de sites que fecharam, alguns de seus blogs antigos, layouts velhos e muito mais coisas que já passaram pela internet. Não dá para baixar nada, mas dá para ver. E se tem aquela coisa que você queria ver de novo naquele fórum que deixou de existir, pode ser que esteja lá.

uoldec231996

Portal UOL em 23 de Dezembro de 1996, formatado para monitores que usavam a resolução 640×480. Parece que as coisas mudaram pouco, né? Aí a gente se depara com isso.

Mais que para agradar a nostalgia que todos temos dentro de nós, lembrar como alguns sites eram e saciar a curiosidade de descobrir há quanto alguns existem, o Arquivo da Internet, como seria chamado em português, também tem grande utilidade acadêmica. A evolução da internet por meio do site é completamente visível e acessível, já que todos os grandes sites, com ao menos um número razoável de acessos, estão catalogados por diferentes datas. E não são poucos: eu já encontrei um dos meus blogs por lá, mesmo que só uma data tenha sido registrada.

Não consigo nem imaginar o espaço que isso tudo deve ocupar. O UOL, por exemplo, tem registros frequentes que datam de 1996 até hoje. Você consegue ver, ano a ano, mês por mês, como o portal foi crescendo até se tornar o que é hoje. E o Yahoo!? E o Google? Estão todos lá. É inacreditável ver como tudo evoluiu.

Cadê, o queridinho das buscas brasileiras muito antes da gente resolver começar a usar o Google.

Cadê, o queridinho das buscas brasileiras muito antes da gente resolver começar a usar o Google.

Para procrastinar, matar a saudade ou brincar de explorador, o Web Archive serve. Cuidado para não perder a tarde relembrando as duas últimas décadas, no entanto! 20 anos já são muita coisa de internet, e olha que ela nem começou em 1993.

Comentários no Facebook
By | 2013-10-21T13:58:29-03:00 outubro 21st, 2013|Curioso, Tecnológico|0 Comments

About the Author:

Claudio
Mineiro de 25 anos apaixonado por tecnologia, inovação, ciências e comunicação. Ávido por aprender e compartilhar cada vez mais, e apaixonado por emitir opiniões que possam tornar o mundo melhor.

Leave A Comment

%d blogueiros gostam disto: